Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Metrologia - A ciência das medições

Medir, pesar, comparar e demais critérios é o que define de maneira mais clara a função da Metrologia, setor responsável pelo controle e acompanhamento da produção de um produto e serviço durante e após seu desenvolvimento, para isso é claro, a Metrologia é baseada em normas que definem requisitos, padrões e também em desenhos e procedimentos para ter base na avaliação de um produto.
Diversos instrumentos e métodos são utilizados pela Metrologia com objetivo de avaliar se o produto está conforme ou atende os requisitos de um uma norma, desenhos ou especificações do cliente, por exemplo, em um processo de usinagem de peças poderemos encontrar instrumentos de medição tais como; 
  • Paquímetro
  • Relógio comparador
  • Relógio apalpador
  • Padrões P NP
  • Padrões de rosca
  • Tridimensional
  • Rugosimetro



Os tipos de instrumentos depende da estrutura de cada empresa e também do produto ou serviço prestado, mas o processo de controle e avaliação de produto seja em laboratórios e processos são fatores importantíssimos para a garantia da Qualidade. A Metrologia pode ser encontrada em assistência técnicas tendo a função de avaliar o produto após algum tempo de uso, verificando se o mesmo mantem sua função de usabilidade.

Relação Metrologia x Produção 

A metrologia está diretamente ligada ao processo produtivo, sem ela você não tem como produzir algo, você precisa ter parâmetros, medidas, meios de medir. Hoje a metrologia dentro da indústria ganhou uma importância maior do que alguns anos atrás, muito por causa da busca pela qualidade, através dos sistemas de gestão (ISO 9000, TS 16949, entre outros), com isso os fatores controle e padronização passaram a fazer parte dos sistemas produtivos. Temos clientes, para citar um exemplo, que não possuem nenhum sistema da qualidade implantado, porém eles mantém um controle e calibração periódica de seus instrumentos, isso por terem percebido que tendo os requisitos metrológicos em dia eles com certeza teriam, no mínimo, 50% menos chances de seus produtos sofrerem algum retrabalho ocasionado por um instrumento de medição mal conservado ou sem a devida calibração periódica.

Como a metrologia pode ajudar as empresas?

A metrologia possui vários fatores de contribuição as empresas, um deles é de que seu produto, sendo ele um item de série, terá sempre o mesmo formato e dimensões, como você consegue isso? Tendo um controle de seus equipamentos e meios de medição e/ou ensaios, além disso, você consegue através da área metrológica reduzir tempo de manufatura, melhores controles dos processos, redução significativa de retrabalho, entre outros fatores.
Porque utilizar a Metrologia?

Imagine produzir um produto sem a possibilidade de saber se este atende de fato sua função, ou seja, comprar um carro sem os ajustes corretos seria loucura, mas para isso todas as montadoras investem em tecnologia na área de Metrologia, podemos encontrar robôs e processos de medição automatizados com avançados recursos de controle.
A Metrologia está inserida em cada produto que você já uso ou vai usar e quando você compra um produto diferente do que realmente queria ou com defeito, neste caso não tivemos o recurso de Metrologia aplicada em sua totalidade.
Enfim a Metrologia é com certeza uma das áreas mais importantes  por sua ampla participação que vai desde de o inicio da fabricação até o pós venda, quando utilizamos deste recurso para avaliar o produto quando indicado algum defeito.
Posso dar milhares de exemplos de Metrologia aplicada e a sua importância em nossa vida, abaixo apresento um exemplo onde a Metrologia está presente direta e indiretamente.

Meio de transportes

Imagine sua vida sem meio de transporte, seria difícil né? Imagine agora o meio de transporte sem a metrologia? Sem chance! Quantas peças você conseguiria listar existente em seu meio de transporte? Imaginou? Difícil né? Pois é, imagine toda estas peças sem padrões, seria impossível produzir um carro sem que o mesmo não tivesse padrões rigorosos e estes mesmos padrões não tivessem controle, por exemplo no ano de 2010  uma famosa montadora Japonesa reconheceu falhas durante a fabricação de seus carros, neste exemplo temos o não atendimento a normas e padrões.

Basicamente, a metrologia está dividida em três grandes áreas:

a) A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
b) A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
c) A Metrologia Legal, que, controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.

Para os estudantes da área técnica que desejam se aprofundar mais na Metrologia pode adquirir  a apostila clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...