Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Protoboard Virtual

O software permite criar e simular circuitos digitais, modelos de lógica de circuito integrado (padrão da família TTL, “LS”) e de aplicação específica (conhecido como ASIC ). O usuário cria o circuito pode ser simulado diretamente no módulo digital fornecido pelo software, ou, em alguns casos, podem ser validados no cenários virtual. Estes cenários representam o ambiente no qual os circuitos funcionam. Naturalmente, os sistemas construídos podem ser armazenados, recuperados e editado.


O programa também fornece uma série de tutoriais interativos, que são responsáveis por esclarecer o funcionamento de alguns circuitos lógicos típicos. Muitos deles incluem descrições VHDL. O autor diz: “o software foi projetado para ser usado como uma ferramenta para o ensino e a aprendizagem de design digital, e atualmente está focada em cursos básicos ou a introdução de circuitos digitais, tanto na escola como no nível universitário.”
Entre os destaques deste programa, destacam se o grande número de modelos de circuitos integrados TTL que o autor tenha incluído (e ainda inclui). A capacidade de armazenar e recuperar os nossos projetos permite a verificação e reutilização dos mesmos, tanto no ensino e na aprendizagem do desenho digital. A existência dos cursos, que são mostrados à direita do módulo digital pode rapidamente validar os conhecimentos adquiridos. Os cenários, apesar de poucos agora (o programa está em constante evolução), nos dão uma perspectiva melhor e proporcionar uma melhor especificação primeiro lógico.
A inclusão de módulos ASIC simplifica os desenhos, enquanto economiza espaço na protoboard virtual. O usuário pode criar novos modelos para a ASIC, a partir de descrições VHDL ou C + + programas.

O módulo digital

De alguma forma, este é o coração do programa. , O usuário desenvolve os componentes e conexões que compõem o seu projeto. Este é composto por uma placa de circuito de ligação (também conhecida como protoboard ou placa de montagem), 18 LEDs, 3 exibe sete segmentos, geradores de relógio, entradas digitais (12 switches e 4 botões), os terminais de alimentação (VCC e GND), um expansão do bloco terminal de 18 linhas (que ligam os cenários virtuais) e um interruptor principal para o sistema de ligar e desligar
Para montar um circuito, basta deixar o necessários chips seleção de um menu (que é agrupados por categorias) e se insere na protoboard. As ligações entre eles são atraídos por desenhar linhas com o mouse. Se necessário, ambos os cabos e chips podem ser removidos simplesmente pressionando o botão direito sobre o chip em questão ou por uma extremidade do cabo de remover.

Para download do programa clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...